quarta-feira, 22 de abril de 2009

POSTURA DE UM LEVITA

"Ofereçamos a Deus, sempre sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome"(Hb 13.15)

Quando participamos do culto não devemos participar com o propósito de ter um momento abençoado, um receber de bençãos, e sim participarmos com o objetivo de adorar ao Senhor com gratidão. O momento de louvor na Igreja não deve ser agradável a Igreja e sim a Deus.

CUIDADO COM AS LETRAS
Na década de 60 houve um movimento denominado de "movimento da renovação", onde se pregava que o culto devia deixar de ser tradicional para ficar mais animado. Parece-me que esse movimento ainda existe, principalmente no que diz respeito a louvor. Somos levados a escolher músicas que o povo goste e não músicas que agrade a Deus, que descreva seus atributos.

Hoje temos músicas que nem tocam no nome de Deus, algumas vezes aparecem "Ele" ou "Você" se referindo a Deus. Também é moda música afirmando que estamos "apaixonados" e tantas outras expressões que são perda de tempo comentar.

O QUE É LOUVAR?
Louvar não é cantar, no hebraico temos várias palavras para louvor:
Yâdâ: Confessar (Credo), louvar, dar graças.
Rûn: Exaltar
Zâmar: Louvar com instrumentos
Zâkar: Lembrar
Kâbed: Glorificar
Tôdâ: Confissão, confissão de pecados
Louvor é adoração em ação, é uma adoração com todas essas ações incluídas.

COMO DEVEMOS LOUVAR?
A resposta é muito simples e significativa: Com toda a nossa vida, é reconhecer os atributos de Deus. Louvá-lo com a nossa boca (Sl 63.3; Sl 51.15), com ações de graças (Ne 12.24; Sl 116.17), de joelhos (Ex 34.8), com o nosso corpo (I Co 6.20), com nossas obras e ações (Mt 5.16; Jo 15.8).
Nossa vida deve ser um louvor ao nosso Deus.

O QUE É UM LEVITA?
No texto de Nm 8.11 Arão apresenta os levitas como oferta perante o Senhor, e eles são para o serviço do Senhor. Falar de Levita é falar de serviço E SERVIÇO COM ALEGRIA E NÃO APENAS EM CUMPRIR UMA ESCALA ONDE SE FAZ APENAS O QUE É MANDADO.
Como você tem servido ao Senhor?

ADORAR A DEUS
Os ministros de louvor estão mais preocupados na reação da Igreja, como a Igreja está respondendo as músicas que estão sendo tocadas, ou com o próprio desempenho dos músicos.

Os homens que estão querendo dar o melhor a Deus não estão preocupados em não errar e sim em louvá-lo, se errar ou não, o melhor foi oferecido, Deus quer o nosso melhor e não o perfeito.
Ao invés de agradarmos as pessoas da Igreja deveríamos nos preocupar em agradar as pessoas da Trindade.

Na área da música um dos maiores perigos é a soberba, pessoas que acham que são boas demais, e que o grupo não vai pra frente sem ele. Hoje todos querem ser estrela, temos pessoas mais preocupadas com a carreira gospel do que com o anúncio do Evangelho.

Davi fez um pedido a Deus: Guarda da soberba o teu servo, que ela não me domine; então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão (Sl 19.13). Toda glória deve ser dada a Deus, precisamos nos esvaziar de nós mesmos. Você já parou pra pensar que Deus tem os melhores músicos(anjos) com Ele? O que o Senhor quer são servos, homens que o agradem.

O que Deus quer são verdadeiros adoradores (Jo 4.23), e não pessoas que fazem muito bonito, ou que tocam muitos instrumentos. Deus não precisa da nossa adoração pra ser Deus. Podemos fazer vários cultos, gravarmos vários cd´s promovermos programações, mas se nossos esforços não estiverem direcionados para o que o Senhor quer de nós, tudo será em vão.

SUBMISSÃO DE UM LEVITA
Uma das principais características do levita deve ser a submissão, o levita não é alguém independente, ele deve ser acompanhado por uma liderança e deve estar sujeito a ela, e todo o ministério de música deve estar sujeito ao Conselho e ao pastor da Igreja.

Ron Kenoly fez uma lista das atitudes dos líderes de músicas que incomodam o pastor:
- Não começar na hora certa
- Não terminar no momento determinado
- Falar muito
- Cantar coros que não são apropriados
- Roupas inadequadas
- Redundância das mesmas músicas
Ele disse: "Eu quero ser um bom administrador de Deus, não em termos de música, mas em experiência de vida, em lições valiosas que eu possa passar para outras pessoas. Tenho a responsabilidade pela visão e influência que me é permitida. Nunca tive um administrador, um promotor, eu tenho Jesus"

MÚSICA NA REFORMA
Agostinho reconheceu a importância da música na Igreja, mas também se preocupou com o perigo dos cânticos mexerem com as emoções mais do que deviam de modo que a Igreja seria levada mais pela melodia do que com a preocupação da própria letra.

Lutero dizia que o louvor tinha o poder de afugentar satanás. Ele se preocupava em todos cantarem e não apenas uns cantando e outros ouvindo, por isso rompeu com o "canto gregoriano" e fez uso das melodias populares de sua época.

Calvino teve muita influência de Agostinho, na sua obra " As Institutas" ele cita Agostinho 342 vezes. Calvino participou da elaboração do saltério de Genebra e uma coletânea de salmos para ser cantado na congregação.

A Deus o louvor, a Deus o viver.









terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa (hb Pessach) Ex 12.1-7

Páscoa (hb Pessach significa passagem)

INTRODUÇÃO
Falar de páscoa é falar de libertação. Falar de páscoa é falar de morte, é falar de vida.
Para muitos a páscoa significou juízo, morte. Para o povo de Deus, o povo que tinha uma aliança com Ele significou vida, liberdade.

Israel passou 430 anos de escravidão. Deus libertou o povo de Israel.
A última praga foi a morte dos primogênitos, a única maneira de escapar dessa praga era o sangue do cordeiro. O anjo ia passar a meia noite, a família que não tivesse passado o sangue do cordeiro na porta, o primogênito da casa iria morrer.

Israel se tornou Livre, livre para servir ao seu Deus, o Deus libertador.
Hoje temos que comemorar a nossa libertação, a passagem da morte para a vida.

A PÁSCOA É O INÍCIO DE UMA NOVA VIDA – V. 2
Esse mês será o principal, um mês especial, mês de libertação. É exatamente o início de uma nova vida.
O povo estava na escravidão, agora é liberdade. O povo sai do Egito e vai de rumo a terra prometida.
Chega de escravidão, agora é liberdade. Muita gente diz quando Deus nos converte que agora nos tornamos alienados, que morremos para a vida, mas quando temos Jesus na nossa vida saímos da escravidão para a vida, e vida abundante.
Ser Cristão é deixar o Egito e caminhar para a Terra Prometida, a Jerusalém Celestial.

A páscoa aponta para o nosso novo destino, o céu. Quando estávamos caminhando para o inferno Deus com seu amor nos atraiu pra junto dele, e por sua graça nos deu a vida eterna.

A PÁSCOA É LEMBRAR-SE DO CORDEIRO V. 3
As famílias tinham que se reunir e assar um cordeiro sem defeito e passar o sangue na porta.
Quando Abrãao obedeceu a voz de Deus e foi sacrificar Isaque seu filho, qual foi a pergunta de Isaque: Onde está o cordeiro?
O profeta João Batista depois de muitos anos responde com muita clareza a esta pergunta se referindo a Jesus: “Eis, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Jesus não pecou, é o cordeiro perfeito. “Paulo diz que ele não conheceu pecado mas se fez pecado por nós para que fossemos feito Nele justiça de Deus”.

Não é a vida do cordeiro que traz salvação, é a morte do cordeiro. “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”.
Isaías fala que Jesus foi como ovelha para um matadoruro. Não sei se vc já viu uma ovelha morrendo, ela não grita, não faz barulho nenhum, o pescoço dela está sendo cortado e ela paraçe que que está se entregando.
Páscoa é lembrar do Cordeiro que morreu mas ressuscitou, Jesus Cristo o Cordeiro vivo!

PÁCOA É REPARTIR V. 4
Se o cordeiro fosse grande, a família tinha que chamar os vizinhos para repartir, isso significa que se temos muito com certeza é para abençoarmos os outros.
Páscoa é repartir, vida com Deus é repartir.

O que Deus tem lhe dado? Será que você pode repartir?

Ao Cordeiro que nos dá uma nova vida e nos ensina a repartir, seja a Glória!

A CEIA DO SENHOR (I Co 11.23-32)

Paulo escreveu esta carta de Éfeso durante a sua terceira viagem missionária, ele escreveu pra corrigir algumas desordens. Paulo também escreve para estabelecer para aqueles crentes o modelo verdadeiro de conduta cristã.

A cidade de Corinto
– Uma das quatro cidades mais importantes do Império Romano.
Junto com Roma, Antioquia, Éfeso.
Era um centro de Comércio, era muito rica e luxuosa. Mas também era uma cidade idólatra que tinha um culto a deusa Vênus, um culto cheio de prostituições.
Paulo passou 1 ano e 6 meses evangelizando Corinto durante a sua segunda viagem missionária.

Um dos problemas de Paulo em relação a Igreja de Corinto foi em relação a Ceia.
Antes de analisarmos o texto quero que você saiba as visões de dois reformadores em relação à Ceia.

Nós como Igreja Presbiteriana e Reformada, temos a ceia como lembrança perpetua do sacrifício de Cristo, os que participam desse momento recebem intimamente pela fé, a Cristo crucificado e a todos os benefícios da sua morte. (Assim diz a nossa Confissão de Fé Westminster)
Ou seja, para nós a Ceia é um meio de graça.

Nos tempos de Jesus o que era posto na mesa:
- Um cordeiro assado. Lembrando o sacrifício de um cordeiro perfeito.
- Ervas amargas. Lembrando o sofrimento no Egito por 430 anos.
- Pão sem fermento. Lembrando a pressa em sair do Egito.
O cordeiro pascal tinha significação simbólica e ensinava o povo que o derramamento de sangue era necessário para remissão de pecados e apontava para o sacrifício de Cristo.
É lógico que o sacrifício do cordeiro deveria desaparecer, o sacrifício de Cristo tornou todo derramamento de sangue desnecessário.

Havia na cidade de Corinto uma festa denominada de festa do amor, era a festa ágape. Essa festa tinha como objetivo o amor fraternal entre os irmãos que criam em Jesus. Os mais ricos ajudavam os mais pobres, mas infelizmente o povo destorceu o sentido original dessa festa.

Os irmãos de Corinto estavam abusando da ceia do Senhor. Estava ocorrendo divisões entre eles. Os mais ricos não esperavam os mais pobres para participarem juntos, mas mesmo assim cada um comia o seu próprio alimento nada deixando para os outros inclusive para os pobres.

A ceia não era pra ser transformada numa refeição comum, as refeições eram pra ser feitas em casa. A ceia é uma recordação solene da morte do Senhor e merece toda reverência e tempo para meditar sobre o sofrimento e amor de Cristo.
A Ceia era e é um momento de comunhão.
A ceia simboliza viver no pacto de Deus.
A ceia mostra que somos família de Deus, mostra Deus cuidando dos seus filhos. Na ceia desfrutamos da comunhão um dos outros e principalmente da comunhão do Pai.

A festa não apenas nos faz olhar para trás, para o sacrifício de Jesus, mas também nos impulsiona a olhar para frente, com esperança. Ao lembrarmos a sua ressurreição, estamos sempre lembrando que isso é uma promessa da nossa própria ressurreição - e assim anunciamos "a morte do Senhor, até que ele venha".
A Ceia é tão importante que Paulo chama-a de “mesa do Senhor”. Ela simboliza o nosso lugar na família de Deus.

Vinho e Pão
Depois que são consagrados são alimentos espirituais pra nossa vida. Eles são meios de graça para o povo de Deus. O sacrifício de Cristo não foi apenas para nos salvar dos pecados, mas também para nos fortalecer diariamente.

A maior demonstração de amor foi nos dada diante de uma traição, Paulo diz que foi na noite em que foi traído Jesus tomou o pão e o vinho e foi celebrar com seus discípulos.
Enquanto Judas maquinou contra Jesus recebendo 30 moedas, Jesus estava demonstrando um meio de graça para a sua igreja.

Judas esquematizou para tirar a vida de Jesus e Jesus esquematizou como dar a vida pela sua Igreja. Judas estava pensando nos seus interesses, Jesus estava pensando em nossa necessidade. Judas ganhou dinheiro, Jesus ganhou a CRUZ.

Foi na Cruz onde fomos comprados, quando Jesus disse: TETELESTAI, ou seja, ESTÁ CONSUMADO! Foi ali que a nossa vida não nos pertenceu mais, nós agora não estamos ao acaso, temos um dono, Jesus Cristo o Deus vivo que nos comprou por um preço muito valioso, com sua própria vida.

Parece uma contradição o que eu vou dizer, mas temos que nos alegrar com o sofrimento de Cristo. Seu sofrimento nos dá alegria. Jesus não foi para a cruz, porque Judas traiu, nem porque as autoridades o condenaram. Jesus foi crucificado na cruz porque o Pai o entregou e porque Ele voluntariamente quis chegar até a Cruz por amor a mim e a você.
"Deus é um eterno que nos ama e não abre mão de mim e de você por nada."


Jesus vai a caminho da Cruz com ações de graças, Ele tomou o pão e deu graças, será que você na situação que você está passando, com dificuldades, com preocupações, com lutas, com sofrimento pode dar graças a Deus? Será que você pode agradecer a Deus pelo amor que Ele tem por você?

Hoje é dia de festa, o que era maldição Deus transformou em nosso troféu. Foi na Cruz que Ele provou o seu amor, foi na cruz que Ele nos justificou, foi na Cruz que Ele nos trouxe vida, foi na Cruz que Ele morreu para que vivêssemos pra Ele.

Paulo diz que devemos nos examinar.
Devemos nos examinar em vez de ficarmos julgando os outros, essa mesa é mesa de quem crê em Jesus, mesa de vivos, só vivo se alimenta, o morto não come nem bebe. E só está vivo quem está em Cristo!

Paulo diz que aquele que comer ou beber o vinho indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Mas quem é digno? Sabemos que ninguém é digno! Se você se acha digno, você não tem parte nessa mesa. Nessa mesa só existe uma pessoa digna, é o Senhor Jesus!
Mas a palavra indignamente, diz respeito ao modo de participar. Quem não leva a sério esse momento está comendo juízo para si, por que de Deus não se zomba.

A Ceia está aqui pra nos afastarmos do pecado, não deixe o pecado lhe afastar da mesa. Paulo diz que é pra examinarmos e comermos, e não examinarmos e deixar de comer e não comer mais. Se você não quer deixar o pecado então não participe, mas se você está pecando e quer se libertar, você tem parte nessa mesa. Todos nós somos pecadores, talvez eu peque mais que você, mas todos que participam desse momento tem que ter em seu coração o desejo de agradar a Deus.

Que a nossa vida seja um culto de gratidão a Deus, por fazermos parte do seu povo e pelo privilégio de participarmos da mesa d´Ele.


A Deus seja o louvor!