segunda-feira, 9 de março de 2009

MORTE (Ec 12.7)


E o pó volte à terra, como era, e o espírito volta a Deus que o deu.

Fazemos planos pra tudo, pra fazer faculdade, casar, ter filhos, viajar. Voce já pensou em se preparar para a morte?

Quando falamos de morte muita gente diz: Vamos mudar de assunto, está repreendido, Deus tenha misericórdia, não tinha assunto melhor não?
Eu fico impressionado que vivemos como se Jesus nunca fosse voltar e como se nunca fossemos morrer.
Mesmo agente ignorando, fazendo de contas que nunca a morte vai chegar até nós eu quero lhe dar uma notícia: EU E VOCE VAMOS MORRER.


Existem duas pessoas que não experimentaram a morte, Enoque e Elias.
No AT a morte para o povo de Israel era encarada como um fim natural, eles queriam viver bastante, o máximo que pudessem, ter muitos filhos se possível homem, e ser enterrado no mesmo lugar que sua família.

No NT a morte é vista de forma diferente. O NT nos leva a olharmos para Adão, como o pecado entrou no mundo e chegou até nós. Todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm 3.23). O pecado gera a morte e a inimizade de Deus.

Em Hb 2.14 diz que o diabo tinha o poder da morte, a NVI deixa isso de forma mais clara que na revista e atualizada. "Cristo quando morreu e ressuscitou ao terceiro dia o poder que a morte ou o diabo tinha foram quebrados".

Deus é a única fonte de vida, não existe vida sem Deus. Por isso todas as pessoas que seguem a Jesus passam da morte para a vida. Quando se fala em morte, no mundo todo existem muitas crenças, muitas superstições. Alguns povos colocavam o corpo para ser comido pelos animais, outros comiam o corpo do morto acreditando que as qualidades daquela pessoa iria passar pra quem comesse, muitos povos também queimavam os cadáveres.

O povo hebreu colocava o corpo numa gruta, se o morto não fosse enterrado ou fosse comido pelos animais era um insulto contra o morto. Os mortos eram enterrados no dia da morte. Tinha que haver muito choro, fazia parte do ritual, muitas vezes eram contratadas mulheres para fazer de conta que estavam se lamentando, eram verdadeiras atrizes.

Temos duas naturezas, a terrena e a divina. Deus formou o homem do pó da terra, como diz Salomão, mas a Bíblia diz que ele soprou em suas narinas. Deus soprou, deu fôlego ao homem.
Esse fôlego que volta a Deus é mencionado mais de 500 vezes na Bíblia.

Uma natureza se volta para as coisas da terra, mas a outra natureza é voltada para as coisas de Deus.

Precisamos viver conscientes de que vamos morrer, quem tem essa consciência com certeza vive melhor. Quando os generais romanos ganhavam uma batalha e iam comemorar com o povo, os imperadores contratavam um escravo pra ficar falando no ouvido do general: nemento mortali est, lembra-te que tu és mortal!

Somos mortais, tudo é passageiro.
Eu e você vamos morrer.
Faço a seguinte pergunta: Como é que você está vivendo?
Móises pediu a Deus: Ensina-me a contar os meus dias para que eu alcance coração sábio.
Não é pra ficarmos abitolados dizendo: eu vou morrer, eu vou morrer, eu vou morrer. É pra festejarmos a vida todos os dias.

A nossa esperança está na ressurreição de Jesus, Paulo escreve que sem ressurreição estamos perdidos.

Mas a promessa de Deus é clara: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão. Os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do Juízo.” João 5:28,29.
Aí vamos debochar da morte dizendo: Onde está ó morte a tua vitória, onde está ó morte o teu aguilhão? Tragada foi a morte pela vitória! Aleluia!

Nunca iremos enfrentar a morte como algo agradável, mesmo sabendo que é natural do ser humano, porque nós não fomos feitos para morrer, nós fomos criados para viver e viver eternamente.

Aquele que venceu a morte e nos deu vida, seja toda a glória!

0 comentários: