terça-feira, 10 de março de 2009

AMIGOS (Mc 2.1-12)

O livro de Marcos é o mais resumido de todos os Evangelhos.
Foi escrito especialmente para os Romanos.

Jesus está em casa (provavelmente era a casa do apóstolo Pedro, que era casado), e como na maioria das vezes uma multidão lhe cerca. A casa estava lotada, pessoas de vários níveis, pessoas que queriam ouví-lo, pessoas que queriam criticá-lo e como muitas vezes pessoas que queriam matá-lo.

Naquela época uma pessoa doente, não era exatamente como hoje. Atualmente observamos pessoas cuidando até de leprosos. O doente na maioria das vezes era tido como um amaldiçoado por Deus.

É exatamente nesse contexto que esse paralítico se encontra.
Entram então em cena quatro pessoas. Esses eram amigos de verdade. Só o fato de eles carregarem esse paralítico já mostra que eles se importavam.
Esses homens levam o paralítico à casa de Jesus, como os paralíticos eram considerados imundos, os paralíticos não podiam entrar no Templo, essa era a oportunidade desse homem.

Marcos registra que não puderam se aproximar de Jesus por causa da multidão.
Hoje temos muitos "amigos", mas quando chega o momento de usarem suas habilidades, de usarem seus dons, de arregaçarem as mangas e investirem tempo em nós, eles se afastam. Em outras palavras, eu lhe ajudo enquanto não mexer na minha privacidade, enquanto eu não tenho nenhum trabalho com você.

Esses quatros homens olharam para a multidão e não desistiram. Eles podiam ter pensado assim: A casa está cheia, outro dia agente chega mais cedo. Ou se você quiser chame outras pessoas pra dá um jeito. Já fizemos o possível.
Você com certeza conhece alguém que na primeira dificuldade desiste.
Quantas idéias fantásticas temos e não saíram do mundo das idéias por desistirmos na primeira dificuldade?
Quando isso nos acontece, aí sim é que estamos paralíticos, nós é que estamos deficientes.

Esses quatro homens não desistiram!
O mais importante de tudo isso, que é o que caracteriza uma verdadeira amizade é o fato desses homens levarem alguém que era desprezado, levá-lo até Jesus.
Se quisermos ser bons amigos, precisamos fazer diferença na vida das pessoas. Precisamos fazer com que elas se aproximem de Jesus.
Precisamos levá-los até a solução.

Talvez o paralítico tivesse até desistido, e pensado que não havia mais solução, pois a casa estava lotada. Mas os amigos dele pensaram: Se chegamos até aqui, vamos dá um jeito de você chegar até Jesus. Eles abriram um buraco no teto.
E desceram o paralítico até Jesus.
Esses homens correram o risco de levarem uma bronca, abriram o buraco na casa logo de quem?
Jesus podia ter reclamado, ficar chateado, dizendo: Eu faço a obra do Pai e ainda as pessoas vem e fazem um buraco na “minha casa”.
Tem gente que se preocupa mais com coisas do que com pessoas.
Jesus por amor a mim e a você deixaria você quebrar a casa dele toda,se isso fosse para seu bem e para a glória Dele.
Pra Jesus o que importa são as pessoas, Jesus ama você e não o que você tem.

Jesus fala da fé dos quatro amigos.
Esses quatro amigos tiveram fé e atitude. Isso é Oração, é orar e agir.Como foi o tema da reforma protestante: "orare e Labutare" (Oração e trabalho).
Não é orar e esperar que as coisas caiam do céu. Eles criam que Jesus era capaz de fazer algo, mas tomaram a atitude de levar o paralitico até Ele.

Tem gente que vive dizendo: Eu creio que Deus é capaz de salvar minha família, Eu creio que Deus é capaz de salvar meu amigo, Eu creio que Deus é capaz de curar meu irmão.
E o que temos feito de acordo com nossa fé? Se cremos que Deus é capaz de converter um amigo, por que não pregamos pra ele? Deus deu o privilégio de pregar e viver o Evangelho ao homem. Os anjos têm vontade de pregar o Evangelho e não podem.
Se cremos que Deus é capaz de curar, por que não oramos?

Você quer o bem dos outros?
Os fariseus e os escribas estavam ali, mas ao invés de se alegrarem com a cura do paralítico, com a fé de seus amigos, com aquela atitude de amizade. Ficaram murmurando acusando Jesus de blasfêmia.
Hoje temos pessoas que gostam de viver sozinhas, desejam não precisar de ninguém, querem viver isolados.

A pessoa que vive dessa maneira está ao contrário da vontade de Deus.

Deus é família, Deus não é solitário, Deus são três, Deus é união, como Deus sendo dessa forma podia criar algo diferente?
Deus nos criou pra vivermos com os outros, Deus nos fez sua imagem e semelhança.
Somos seres que precisam dos outros, eu preciso de você, nós precisamos uns dos outros.

v.5 Jesus vendo a fé dos quatro amigos, chamou o paralítico de FILHO: Ele disse: Filho, os teus pecados estão perdoados.
Quando para o mundo somos desprezados para Deus nós somos Filhos (Aleluia!). Somos amado por Deus!

CONCLUSÀO
Você é daquele que leva as pessoas até Jesus? Ou é daquele que desiste no primeiro obstáculo? Ou melhor, o que é que lhe impede de se aproximar de Jesus? Talvez a casa já esteja cheia.Talvez tenha uma multidão. Talvez por causa de algumas pessoas que se dizem amigos.

Hoje você pode se aproximar de Jesus.
Você pode fortalecer amizades com outros e principalmente a amizade com Deus.
Várias pessoas iam até Jesus. Umas a procura de milagres, outras querendo aprender mais, outra para criticá-lo, outras para ver uma maneira de matá-lo.

Chegue a Jesus pra aprender, pra ter uma amizade profunda com Ele.
Vale à pena!
Ao amigo Jesus seja o louvor!

4 comentários:

Giulliana Goiana disse...

Seus textos são relevantes, edificantes e fiéis às Escrituras, uma bênção para todos aqueles que têm sede da Palavra. Tenho aprendido muito com você. Deus continue te abençoando.

Nilson Coelho disse...

Pr. Marcelinho, além de amigos, eram corajosos. Tiveram que enfrentar a multidão, a intrasigencia da lei, e arrebentar o teto alheio. Levando-se em conta, que esse teto era tipo uma laje; onde em cima ficava o eirado. Um abração em Cristo. Prossiga firme. Muito bom o blog. www.nilson-coelho.blogspot.com Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Elder Sacal Cunha disse...

Pastor Marcelinho, parabéns pela postagem. Hoje vivemos um Evangelho Individual, onde as pessoas não se importam mais com as outras, pensam apenas em ter seus problemas solucionados através de Cristo e mau se quer olham pra direita ou esquerda. Ainda hoje podemos ouvir o Senhor perguntar: AONDE ESTÁ SEU IRMÃO, CAIM?
Fique na Paz visite meu blog> http://eldersacalcunha.blogspot.com

Lavrador disse...

Um abraço pastor!
Como você eu gosto das coisas simples, sobretudo do Evangelho simplificado, que as religiões se ocuparam a complicar!
Receba um abraço enorme e bênçãos infinitas para o seu ministério!